Com realização marcada para novembro, o prazo começa nesta segunda-feira (5/6) e termina no dia 16/6. Elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em parceria com o Ministério da Educação, o vestibular desempenha um papel crucial como o principal meio de acesso ao ensino superior do Brasil.
Para realizar a inscrição no Enem 2023, o estudante deverá acessar a Página do Participante no site oficial do Inep, informando o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG), data de nascimento, endereço de residência e demais informações necessárias, além de preencher um questionário socioeconômico e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
O pagamento da taxa de inscrição do Enem 2023 destina-se ao participante que não solicitou ou não obteve a isenção e esse participante deverá gerar a GRU Cobrança e efetuar o pagamento, no valor de 85 reais, no período de 5 a 21 de junho. O gabarito ficará disponível no dia 24 de novembro e os resultados serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024.
A configuração da prova será a mesma dos últimos anos. Realizada em dois domingos consecutivos (5 e 12 de novembro), os estudantes farão, no primeiro dia, as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação, com duração de cinco horas e meia. No segundo, as provas serão de Matemática e Ciências da Natureza, com duração de quatro horas e meia. Serão 90 questões de múltipla escolha por dia de prova, totalizando 180 questões nos dois domingos.
Fonte: https://www.educacao.mg.gov.br/inscricoes-para-o-enem-2023-ja-estao-abertas/