SEI - Sistema Eletrônico de Informações 

 

Descrição

 

     O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento.

     Criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é hoje ferramenta oficial do Governo Federal para implantação do Processo Eletrônico Nacional – PEN. Devido a suas características inovadoras e do sucesso da prática de cessão da ferramenta sem ônus para outras instituições, o SEI transcendeu a classificação de sistema eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região e vem se tornando ferramenta presente em toda a administração pública, amparando-se em premissas altamente relevantes e atuais, tais como: a inovação, a economia do dinheiro público, a transparência administrativa, o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade.

 

  1. Formulário de solicitação de cadastro de servidores no SEI (Escolas e SRE)

        Todas as solicitações de cadastro devem ser feitas no Formulário abaixo.

        https://forms.gle/vBMaQk5C3tyU8Bm56

 

  1. Formulário de solicitação de permissão para cancelar /ordenar documentos na árvore do processo.

        https://forms.gle/v4hEFn3d3ehv47xF9

 

  1. Formulário de solicitação de alteração de unidades de servidores no SEI (adição/remoção )

        https://forms.gle/afZQVPkENkj4GcG16

 

  1. Curso de Capacitação.

       Não é permitida a realização de testes no sistema (sei.mg.gov.br), por isso, para utilização do mesmo, solicitamos que seja realizado o curso SEI Usar que abrange as diversas funcionalidades do sistema e está disponível na plataforma da Escola virtual do Governo Federal.

       Link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/74 

       ATENÇÃO!! NÃO PRESTAMOS SUPORTE TÉCNICO DESTE CURSO, O SUPORTE DEVE SER BUSCADO NA PRÓPRIA PLATAFORMA.

 

  1. Ambiente de testes.

        Para fins de testes e estudos DEVERÁ ser utilizada a plataforma de testes disponibilizada pela Secretaria de Estado de Educação no link: http://homologasei.prodemge.gov.br/  .

        Nesta plataforma podem ser criados processos e documentos fictícios para aprendizado e testes tanto quanto necessário.

 

        Usuários e Senhas disponíveis para acesso a plataforma de testes: 

        see1:see1 

        see2:see2

        see3:see3 

        see4:see4 

        see5:see5

        see6:see6

 

       Unidade: SEE

  1. Pasta com manuais e informativos no DRIVE

        https://drive.google.com/drive/folders/1X6jgBJoGCRTyYR8vie1IgM-GhdnFn6d3?usp=sharing

 

  1. Acesso do Usuário Externo.

        A criação de usuário externo tem manual específico disponibilizado em:

       Clique aqui para ter acesso ao sistema (Usuários Externos)

 

  1. Site SEI/MG: Contém links, manuais e informativos diversos:

        http://www.planejamento.mg.gov.br/pagina/gestao-governamental/sei/sistema-eletronico-de-informacoes

 

  1. Acesso ao sistema SEI/MG

        Para acessar o sistema SEI acesse o link sei.mg.gov.br

 

       Usuário: Número de CPF do servidor

       Senha: Senha criada pelo servidor

       Órgão: SEE

       Clique em “Acessar”

 

  1. Criar/Redefinir senha 

        Para criar sua senha acesse o Link  Esqueceu sua senha?

        A senha deve conter no mínimo 8 dígitos entre eles pelo menos uma letra maiúscula, uma minúscula, um número e um caractere. Não compartilhe sua senha, ela é sua segurança!.

        Na página do sistema de segurança, preencha o campo CPF, clique em buscar, preencha o campo e-mail principal, digite seu e-mail institucional e aguarde as instruções do Prodemge na sua caixa de entrada do e-mail.

 

  1. Legislação:
  • O Decreto n° 47.222, de 26 de julho de 2017, regulamenta a Lei nº 14.184/02, que dispõe sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual. Por meio desse Decreto fica admitido, no âmbito do Poder Executivo, o uso de meio eletrônico para o registro e comunicação de atos e para a tramitação de processos administrativos.

 

  • O Decreto nº 47.228, de 04 de agosto de 2017, institui o Sistema Eletrônico de Informações como sistema oficial, no âmbito do Poder Executivo, para formação, instrução e decisão de processos administrativos eletrônicos. Sua utilização será obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional e facultativa para as empresas estatais a partir do dia 1º de janeiro de 2019.

 

  • A Resolução Conjunta SEPLAG/SEC nº 9921, de 02 de outubro de 2018, estabelece procedimentos para o funcionamento do SEI para tramitação de processos administrativos dos órgãos e entidades do Poder  Executivo do Estado de Minas Gerais, bem como para a prática de atos processuais por usuários externos.

 

  • A Resolução SEPLAG nº 106, de 19 de dezembro de 2018, estabelece procedimentos para o funcionamento do SEI no que se refere à comunicação eletrônica com usuários e usuários externos.

 

  • O Decreto nº 45.743, de 26 de setembro de 2011, estabelece normas gerais sobre a Política de Atendimento ao Cidadão.

 

  • O Decreto nº 48.165, de 29 de março de 2021, dispõe sobre a Política de Preservação de Documentos do Estado de Minas Gerais.

 

 

     Ademais, abaixo podem ser acessadas 02 consultas ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), referentes à utilização de assinaturas e sistemas eletrônicos nos processos da administração pública, além de 02 instruções normativas.

 

 

 

 

 

  1. Pesquisa pública:

        Acesse a página abaixo para pesquisar processos eletrônicos do Governo do Estado de Minas Gerais, possibilitando a visualização do andamento do processo e dos documentos públicos. 

https://www.sei.mg.gov.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_processo_pesquisar.php?acao_externa=protocolo_pesquisar&acao_origem_externa=protocolo_pesquisar&id_orgao_acesso_externo=0  

 

  1. Email de contato 

         Em caso de dúvidas sobre a operacionalização do sistema: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Diamantina

Praça das Missões, 45, Largo Dom João

Diamantina / MG CEP: 39100-000