Professores e especialistas efetivos e estáveis da rede estadual de ensino a SEE/MG prorrogou o prazo para as inscrições para tutores e mentores até o dia 30 de junho.

Professores e especialistas efetivos e estáveis da rede estadual de ensino a SEE/MG prorrogou  o prazo para as inscrições para tutores e mentores até o dia 30 de junho, do processo seletivo interno do Ser Docente, projeto de formação voltado aos educadores recém-nomeados em Minas Gerais conforme EDITAL publicado pela Secretaria de Estado.

 O projeto tem como foco fortalecer a atuação docente desde o ingresso na carreira pública, com formações práticas e contextualizadas, realizadas durante o estágio probatório.

Quem pode participar

Podem se candidatar ao processo seletivo professores e especialistas efetivos e estáveis da rede estadual.

Para a função de Mentor, é necessário ser professor  Regente de Aulas da Rede Estadual de Ensino, com atuação no Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio regular ou Educação de Jovens e Adultos - EJA, em exercício nas instituições de ensino da rede estadual.com disponibilidade de 10 horas semanais. A remuneração ocorre por meio de extensão ou redução de carga horária, conforme previsto em edital.

Para a função de tutores devem ter experiência em formação docente e disponibilidade de 24 horas semanais.                                                                          

A atuação será remunerada com bolsa mensal no valor de R$ 1.400, concedida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), parceiro técnico da SEE/MG.

O edital completo está disponível no site: https://pss.educacao.mg.gov.br.

Ser Docente

Instituído pela Resolução SEE nº 5.166/2025, o projeto Ser Docente integra a política de formação continuada da SEE/MG. A iniciativa visa apoiar professores recém-nomeados durante os três anos de estágio probatório, promovendo o desenvolvimento de competências pedagógicas, a integração ao ambiente escolar e o alinhamento com as diretrizes curriculares do Estado.

Além de acolher os novos profissionais, o projeto busca estimular práticas pedagógicas colaborativas e fomentar uma rede de apoio entre educadores, com foco na melhoria contínua da qualidade do ensino público em Minas Gerais.

 

 

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