Objetivo da Consulta Pública, inédita no estado, é fazer um levantamento sobre as percepções e expectativas acerca do modelo na rede estadual de ensino e entender os desafios para fundamentar melhorias.

Foram disponibilizados três links com formulários distintos, cada um destinado a um grupo de participantes — estudante, professor e gestor escolar. A escuta dos estudantes é direcionada a todos os alunos do 2º ano do ensino médio e do 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A previsão é que sejam cerca de 390 mil estudantes respondentes. O levantamento com os professores é voltado aos docentes que atuam no 1° e 2° ano do ensino médio, tanto na Formação Geral Básica quanto nos Itinerários Formativos. Já a pesquisa com os gestores escolares é voltada  a todos os diretores, Especialistas em Educação Básica (EEB) e coordenadores do NEM. 

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante, ressalta que é a partir do retorno recebido dos participantes que será possível analisar como está a implementação do Novo Ensino Médio, fazer os ajustes que forem necessários, avaliar quais mudanças são pertinentes e o que pode ser feito, considerando que ano que vem a rede estadual mineira irá dar continuidade à implementação do NEM para o terceiro ano. 

“Temos previsão de uma nova matriz curricular para o 3º ano, em 2024, e é fundamental que a gente consiga verificar quais os impactos do Novo Ensino Médio, como isso interfere na organização das escolas, o que a gente pode ajustar para aprimorar o processo de implementação”, ressalta a subsecretária.

Confira o Manual para Aplicação da Consulta Pública, aqui

 

Foco no aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem 

Por meio da PNEM, a Secretaria de Educação quer entender os desafios enfrentados na ponta, de forma a viabilizar decisões mais assertivas, ajustes mais estratégicos para a arquitetura curricular, sempre considerando a diversidade de atendimento em todo o estado. Assim, a pasta obtém insumos para embasar estratégias de melhoria da aprendizagem dos estudantes e das condições de trabalho dos professores e dos profissionais da gestão escolar, qualificando ainda mais as diretrizes e orientações para a implantação do Novo Ensino Médio em Minas Gerais de forma democrática e participativa.

 

Novo Ensino Médio 

A Secretaria de Estado de Educação iniciou a implementação do Novo Ensino Médio na rede pública estadual de ensino, em 2022, com as turmas de 1º ano, de forma cuidadosa e responsável, em razão das inovações trazidas pelo novo Currículo Referência Minas Gerais do Ensino Médio e, em especial, por seu robusto sistema de ensino, que contempla mais de 2.400 escolas estaduais, com a oferta de Ensino Médio em todo o estado. A partir dessa importante vivência pedagógica, a SEE/MG estendeu o atendimento a todas as turmas do 2° ano em 2023, e ampliará para as turmas do 3º ano em 2024. 

 

 

 

Fonte: https://www.educacao.mg.gov.br/secretaria-de-educacao-realiza-pesquisa-sobre-o-novo-ensino-medio/

 

 
 
 

 

 

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