O Programa Jovem de Futuro, lançado em 2007 pelo Instituto Unibanco em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação (SEE), tem como objetivo estimular o aprimoramento contínuo da gestão educacional nas escolas que ofertam o Ensino Médio.

Na SEEMG, o programa foi reformulado em 2020 para se adequar à realidade do ensino remoto, tendo como foco o desenvolvimento de três objetivos estratégicos: a garantia da aprendizagem de todos os estudantes, a mitigação da evasão e do abandono escolar e a redução das desigualdades educacionais.

As ações implementadas no Jovem de Futuro estão estruturadas nos eixos da gestão e governança, do pedagógico, da vulnerabilidade e aspectos sócio emocionais e da segurança sanitária e gestão de pessoas, que se articulam por meio do método Circuito de Gestão.

O método Circuito de Gestão é inspirado no ciclo PDCA, acrônimo em inglês para planejar, fazer, checar e agir (Plan, Do, Check and Act). Através de uma sequência de ciclos, o Circuito de Gestão propicia a análise, a revisão, o aprimoramento de cada ação, promovendo assim o avanço contínuo da gestão escolar.

Em 2021, a SRE Diamantina, sendo uma das regionais inseridas na expansão do programa, implementa o Planejamento no Circuito de Gestão a partir de etapas desempenhadas pela SEE/MG, Regional e Escolas.

Entre as ações pré-estabelecidas pela SEEMG e pelo Instituto Unibanco, até o momento a Regional Diamantina, realizou reuniões de trabalho - RT, reuniões de gestão integradas - RGI e as primeiras visitas técnicas -VT1. Tais realizações ocorrem, ainda, de modo remoto, envolvendo o grupo gestor da SRE, os inspetores escolares e as duplas gestoras das escolas.

Para além destas ações, o público envolvido no Jovem de Futuro, também tem participado dos webinários e das videoconferências formativas, com vistas a apropriação e elaboração do Plano de Ação da SRE Diamantina, resultando no levantamento de diagnóstico de problemas prioritários enfrentados pelas escolas e nos desafios a serem vencidos por todos.

Podemos mencionar que o Programa Jovem de Futuro já começa a frutificar na regional Diamantina, indicando que será um sucesso na gestão educacional.

Fiquem ligados nas novas informações.

DIRE/DIVEP/Inspeção