Congonhas do Norte será atendida pelo programa Digitaliza Minas, do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo / Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e da Secretaria de Estado da Educação. Para celebrar o projeto que permite as instalações das antenas, a cidade foi escolhida para o lançamento regional. A cerimônia aconteceu nesta terça (31), às 11h, na Escola Estadual Capitão Miguel Jorge Safe.

O evento contou com a participação do Superintendente Regional de Ensino, Professor Leonardo Soares, professores e alunos da Escola, do presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Sérgio Rodrigo Reis, e de outras autoridades. A EMC é a responsável pelas emissoras públicas mineiras Rede Minas e Rádio Inconfidência.

A Rede Minas se prepara, também, para a implantação de uma multiprogramação. Além da programação atual, vão ser mais três canais, dois deles, dedicados, exclusivamente, à educação para atender aos estudantes do ensino fundamental e médio, além de professores e demais profissionais da área, como um importante apoio pedagógico para incrementar seu trabalho educativo. Também já está no radar um quarto canal, cujo planejamento está a pleno vapor. As opções vão permitir a aplicação de um novo conceito que leva a escola à casa do aluno, combinando o ensino presencial com o ensino a distância. A medida não visa substituir o ensino presencial, mas será uma importante ferramenta para garantir o acesso ao conteúdo da grade escolar e opções diversas que reforçam a democratização do acesso à educação.