SRE DIAMANTINA: MEIO SÉCULO DE BEM-AVENTURADA HISTÓRIA

Saudações a tod@s que acessam esta página da SRE Diamantina!

O ano de 2020 marca a comemoração do cinquentenário da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina. Uma trajetória institucional construída por pessoas diversas que ao longo deste tempo dedicaram boa parte de suas energias para fazer funcionar o sistema público de educação para os vinte e cinco municípios que dela são partes.

É um momento, portanto, de valorizar a história até então erigida e projetar a efetividade de sua atuação institucional como continuidade de futuro. E o futuro já é presente neste propósito!

Foi constituída uma comissão organizadora do jubileu que planejou vários eventos comemorativos presenciais, mas que tiveram que ser alterados em função das restrições advindas com a pandemia. O desafio foi adaptar tais eventos e garantir que as festividades fossem realizadas virtualmente.

A programação contará com os depoimentos, escritos ou por vídeos, dos ex-superintendentes; escolha virtual da nova logomarca da SRE; vídeos institucionais da equipe gestora da SEE; descerramento de placa comemorativa do cinquentenário e apresentações culturais.

Para dar início às comemorações, apresentamos um vídeo produzido pelo Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita, com o canto coral da canção Jequitivale. Nele foram reunidas as vozes de pessoas de toda a Regional, expressando o seu pertencimento a uma região, bem como o seu protagonismo diário em favor da superação das desigualdades que se manifestam de diversas formas.

A riqueza de uma região vem primeiramente pela crença de seu povo na sua capacidade de evoluir e na força da ação que torna isso possível!

Leonardo Aparecida Soares
Superintendente Regional de Ensino