Estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral da EE Augusto Barbosa realizam a feira das profissões, em culminância das diversas ações dos componentes de Projeto de Vida e Desenvolvimento Pessoal e Coletivo.

A EE Augusto Barbosa, localizada em Angelândia, é a pioneira na SRE Diamantina, no desenvolvimento do Ensino Médio em Tempo Integral, iniciando as suas ações desde o ano de 2017, passando pelas mudanças no modelo pedagógico e de gestão, implantados em 2019.

Desde então, toda a equipe gestora e pedagógica vem ressignificando as suas práticas, os espaços educacionais, as parcerias locais, no exercício dos princípios educativos do EMTI, baseados na pedagogia da presença, dos quatro pilares da educação, da educação interdimensional e do protagonismo e no exercício diário da liderança servidora. Assim, comprometidos com uma educação integral dos seus estudantes, os professores promovem ações efetivas em que os próprios estudantes vão se tornando cada vez mais autônomos, solidários, competentes e proativos, com os projetos da escola e com a sua comunidade em geral.

Como resultado desse trabalho ao longo dos anos e no fazer diário da escola, os estudantes já desenvolvem ações protagonistas, como foi a feira das profissões “Hora da Escolha”. Os estudantes organizaram a feira, identificaram, escolheram, convidaram os profissionais, empreendedores e faculdades locais, a partir dos sonhos e aspirações das turmas. No dia da feira houve a exposições de diferentes stands de cursos superiores e a participação de representantes de diferentes carreiras (advogados, enfermeiros, vereadores, designer,  vendedores, comerciantes, agrônomo, assistente social, engenheiro de produção, dentista, polícia militar, empreendedores locais), que evidenciaram como foram as suas escolhas, as dificuldades durante a caminhada, a realização pessoal e profissional, a partir de suas decisões ao longo da vida.

A feira Hora da Escolha foi resultado do trabalho interdisciplinar do componente curricular de Projeto de Vida e do componente de Desenvolvimento Pessoal e Coletivo, trabalhados ao longo dos bimestres, com várias ações formativas e vivências práticas pelos estudantes e sua participação ativa, planejadas e desenvolvidas intencionalmente, a fim de contribuir para o autoconhecimento dos estudantes, o reconhecimento de seus interesses e para o desenvolvimento pessoal e profissional, enriquecendo a construção dos seus projetos de vida.

Os estudantes da escola mobilizaram toda a comunidade para esse evento, contando com o apoio dos professores, equipe gestora, pedagógica e administrativa, em uma culminância significativa e de muito aprendizado.

De acordo com a vice-diretora, Ivana Lopes, e também professora de Projeto de Vida, e a professora Natália Rodrigues os estudantes foram os verdadeiros protagonistas na realização desta atividade, com a iniciativa e autonomia em cada etapa e detalhe apresentado, fortalecendo o ideal formativo dos jovens autônomos, solidários e competentes.

Equipe Pedagógica da E.E Augusto Barbosa e DIVEP

Confira abaixo os registros da escola.

Assista ao vídeo da estudante Leidiane sobre a Feira "Hora da Escolha".