Os estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA brilharam na feira de ciências da escola, destacando a aprendizagem e o olhar crítico voltado para as necessidades locais.

Abordando temas como impacto ambiental, reciclagem, compostagem, energia limpa, iluminação solar, biodigestor, captação de água de chuva, fabricação de sabonetes e automação com arduino, os estudantes, apoiados pelos professores, mobilizaram os resultados de seus trabalhos e aprendizados consolidados ao longo dos bimestres, durante todo o dia de 17 de novembro.

Nesses projetos, os estudantes demonstraram na prática a aplicação dos conhecimentos acadêmicos do CRMG, as propostas pedagógicas do Novo Ensino Médio, fundamentadas nos eixos da investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, e empreendedorismo, impactando a formação integral dos adolescentes, jovens e adultos da escola. Três propostas se destacaram:

Projeto de Automação com Arduino: O uso do arduino para controlar o nível de água no reservatório da escola, enfrentando a falta de abastecimento. Com o arduino, os ASBs monitoram a quantidade de água, possibilitando um melhor controle do recurso hídrico em toda a escola.

Uma proposta de iluminação e aquecimento com a utilização do rastreador solar:  Estudantes da EJA desenvolveram uma proposta inovadora para iluminação e aquecimento utilizando um rastreador solar. Eles construíram uma maquete tridimensional da escola e apresentaram um projeto de iluminação solar com o emprego de placas solares. Como complemento a esse projeto, os alunos conceberam um sistema de coleta de água da chuva e seu tratamento para ser utilizado nas dependências da escola.

Processo de Fabricação e Venda de Sabonetes Líquido: Os estudantes detalharam o processo de produção e comercialização de sabonetes líquidos, destacando o uso de materiais recicláveis, a inclusão de educação financeira e as reações químicas envolvidas na fabricação.

As coordenadoras do Novo Ensino Médio, Ana Maria Almeida Conrado e Rosilene Aparecida Ribeiro, ressaltam que a feira foi singular para toda a equipe escolar e os estudantes, marcada por trabalhos significativos e impactantes, resultando de um processo intenso de aprendizado, planejamento e dedicação por parte de todos.

Equipes Pedagógicas - DIVEP e EE Professora Isabel Motta

Confira abaixo alguns registros.

Crédito das imagens: EE Professora Isabel Motta