A Escola Estadual Capitão Miguel Jorge Safe é reconhecida pela Agência Espacial Brasileira por sua participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia.

A EE Capitão Miguel Jorge Safe, localizada no município de Congonhas do Norte, se destaca no desenvolvimento de projetos pedagógicos voltados para a robótica, nos anos iniciais, e no incentivo e preparação dos estudantes para participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), desde o ano de 2011. Ao longo dos anos, com a perspectiva do trabalho coletivo envolvendo professores, alunos, familiares, sob a coordenação do professor e atual diretor Júlio César, a escola vem acumulando várias premiações.

No ano de 2020 durante o REANP, as atividades para a OBA tiveram continuidade e foram adaptadas com a mobilização de toda equipe pedagógica. E para satisfação de toda equipe, a aluna Júlia de Oliveira Fernandes, do 2º ano Ensino Médio,  foi indicada para participar das etapas de seleção para a OLAA (Olimpíada Latino Americana de Astronomia) devido ao seu bom desempenho na OBA 2020. Ainda,   conquistaram  67 (sessenta e sete) medalhas, um grande salto comparado às edições anteriores.

Todo o trabalho, esforço e dedicação da equipe da EE Capitão Miguel Jorge Safe levaram o município ao reconhecimento pela Agência Espacial Brasileira, em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira, pela participação e resultados alcançados em 2020. A direção da escola recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 11/02/2021,diretamente do gabinete da prefeitura municipal a correspondência enviada pela Agência Espacial Brasileira (leia aqui o documento na íntegra).

De acordo com o diretor e coordenador do projeto, professor Júlio César, “os frutos de projetos pedagógicos são colhidos a longo prazo e o quanto mais cedo se inicia o incentivo a estas modalidades, maior é a probabilidade de se conseguir uma maior colheita de bons resultados, pois o assunto já está sendo familiarizado e com o auxílio dos pais e professores, a consolidação se torna mais efetiva. Neste ano de adaptações, conseguimos alcançar resultados extremamente satisfatórios, como os descritos acima, graças ao trabalho persistente e coletivo de todos os envolvidos”.

A SRE Diamantina, por meio da Diretoria Educacional e Equipe Pedagógica, parabeniza a toda equipe da EE Capitão Miguel Jorge Safe pelo merecido reconhecimento e pelo brilhante trabalho.

DIRE/DIVEP