Professor e alunos de escola estadual são convidados a integrar a delegação brasileira da Olimpídada internacional Matemática sem Fronteiras – OIMSF/2019.

O professor de Matemática, Adalgísio Gonçalves Soares e seus alunos da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, localizada no município de Minas Novas, na região do Vale Jequitinhonha apresentaram excelente desempenho na edição brasileira da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF)2019.

A Olimpíada é uma competição internacional de matemática em equipe e interclasses para estudantes do ensino fundamental e médio. Os principais objetivos do evento são a aproximação dos países estrangeiros através do estudo da matemática, promover o interesse pela matéria e pelas línguas estrangeiras, o trabalho em equipe e o envolvimento do jovem na sua comunidade escolar. No Brasil a OIMSF é organizada pela Rede POC — Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento — com apoio oficial da Embaixada da França, do Consulado Geral da França em São Paulo, do CONSED — Conselho Nacional de Secretários de Educação, da Universidade Metodista de São Paulo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (campus Bragança Paulista) e apoio para a divulgação do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

Foi o primeiro ano que a referida Unidade Escolar, participou da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras ocasionando a conquista de 04 medalhas, sendo Ouro Estadual e Nacional para o 9º ano e Ouro Estadual e Prata Nacional com o 3º ano do Ensino “o,
Sendo assim, os alunos em companhia do Professor de matemática Adalgisio Gonçalves Soares, foram selecionados a integrar a delegação brasileira, representando nosso país na etapa Mundial, a Asia International Mathematical Olympiad — AIMO 2019 que ocorrerá de 04 a 08 de agosto/2019, em Taipei-Taiwan.

Porém, cada participante deve arcar com suas despesas, calculadas em R$ 7.500,00 (Sete mil e quinhentos reais) em média, além de um depósito no valor de R$ 3.700,00 (três mil e setecentos reais) para a comissão organizadora do evento. A proposta inicial é para participação de 06 alunos acompanhados de um responsável, totalizando um valor aproximado de R$ 77.000,00 (setenta e sete mil reais).

A Superintendência Regional de Ensino Diamantina, orgulha-se e parabeniza ao Professor Adalgísio, aos alunos , direção e equipe da Escola Estadual Presidente Costa e Silva pelo excelente desempenho conquistado na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. E, pelo engajamento constante em prol da qualidade da Educação.