Neste momento tão peculiar vivenciado por toda a comunidade escolar, mediante o afastamento social necessário para contenção do COVID-19, a Secretaria de Estado de Minas Gerais – SEE institucionalizou o Regime Especial de Atividades Não Presenciais - REANP, por meio da Resolução SEE nº 4310/2020, e disponibilizou oficialmente, à comunidade escolar. O pronunciamento da disponibilização dos  materiais pedagógicos para acesso dos estudantes e professores,  ocorreu ao final desta terça-feira, 12 de maio.

Os Planos de Estudos Tutorados – PETs, confeccionados em parceria entre a SEEMG, UNDIME e professores da rede pública, visam à manutenção do processo ensino e aprendizagem e da rotina de estudo dos estudantes, buscando minimizar as desigualdades educacionais e o distanciamento com o saber escolar durante esse período de isolamento.

Para maior aproximação e socialização dos estudantes com o conhecimento, foram criadas três frentes de disponibilização dos conteúdos com diferentes ferramentas para interação com os componentes curriculares, bem como estratégias de comunicação remota entre professores e alunos. São elas:

1. Plano de Estudo Tutorado

O PET consiste em apostilas mensais que agregam um conjunto de atividades e orientação de estudos, considerando as habilidades e objetos de aprendizagem de cada ano de escolaridade (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio) de cada componente curricular, e respeitando a carga horária mensal ofertada ao estudante. Seu conteúdo foi construído de acordo com o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).”

1. Programa de TV “Se Liga na Educação”

O programa “Se Liga na Educação” será transmitido, pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 12:30. Às sextas-feiras serão destinadas ao ENEM.

Serão quatro horas de aulas gravadas, além de uma hora (11h15 às 12h30) ao vivo, onde os estudantes poderão interagir, por meio das redes sociais, com os professores no estúdio, a partir do dia 18 de maio de 2020.

1. Aplicativo Digital Conexão Escola

O aplicativo para celular Conexão Escola será mais uma forma de acesso ao PET e às aulas da Rede Minas. A partir do dia 18 de maio, ele estará disponível gratuitamente na loja de aplicativos dos smartphones.

Para acessar aos  materiais, demais ferramentas e recursos da SEEMG - Planos de Estudos Tutorados, Programa Se Liga na Educação, legislações referentes ao COVID-19, Guias práticos para professores, alunos e comunidade escolar e respostas para as dúvidas comuns, confira o site Educa em Casa, através do endereço https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/

Fiquem atentos! Sigam nossa página no Facebook e nos acompanhe aqui no site da SRE Diamantina. Em breve teremos novas informações!

DIVEP/DIRE - SRE DIAMANTINA

Fonte: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/